Qual a diferença entre semijoia e bijuteria?

Muitas pessoas ainda não conhecem as semijoias ou ainda tem dúvidas sobre sua diferença em relação às bijuterias, muitas vezes confundindo ambas. 

Porém, as semijoias são muito diferentes das bijuterias e existem inúmeras vantagens. Pensando em esclarecer de uma vez por todas esse assunto, resolvemos criar este artigo.  

Confira a seguir qual a diferença entre semijoias e bijuteria e saiba escolher a que melhor se adapta a você e o seu estilo: 

 

Mais que um simples material

Umas das principais diferenças entre semijoia e bijuteria é a composição do material que elas são produzidas. É justamente por isso que se nota uma desarmonia nos preços de comercialização das peças. 

Geralmente as bijuterias são mais baratas, porém seu material também tem custo mais baixo, deixando assim a qualidade de lado, enquanto que as semijoias já possuem qualidade semelhante as joias, porém com preço mais acessível e com qualidade.

O primeiro passo é saber diferenciar o que é uma semijoia  ou uma bijuteria. Partindo desse ponto, é fácil compreender as particularidades de cada uma.

 

Principal diferença entre semijoia e bijuteria

Como explicamos acima, as bijuterias são peças fabricadas com metais simples e de pouca resistência, por isso, elas comumente são mais baratas, porém duram muito menos do que uma semijoia.

Em contrapartida, as semijoias são caracterizadas por um material de melhor qualidade, elas possuem um acabamento mais fino, são banhadas a ouro ou podem ser de ródio branco ou negro, a escolha vai depender do gosto pessoal de cada um.

Uma peça de bijuteria pode oxidar dentro de poucos dias, independente do ambiente em que ela será usada ou não. Quantas vezes você já não comprou um acessório de biju e em poucos dias ele já estava todo gasto?

As bijuterias são acessórios de uso mais curto, pois elas tem uma durabilidade muito menor. Além de ficarem escuras, elas possuem pedras de plástico coladas de maneira grosseira que permitem rupturas precoces.

Isso acontece porque o foco da bijuteria é “preço baixo”, portanto, fica inviável usar materiais de boa qualidade. Tem alguns tipos de bijuterias que são descartáveis, ou seja, não resistem nem a 2ª vez de uso.

Além disso, é preciso ter cuidado com materiais que dão alergia e causam até doenças mais graves. 

Todavia as semijoias, quando bem cuidadas podem durar vários anos. Veja agora suas vantagens:

 

Quais as vantagens da semijoia?

Pode se dizer que a semijoia é uma alternativa a jóia verdadeira, desde sua aparência elegante, acabamento até o uso de matéria prima de melhor qualidade do que as usadas em bijuterias.

Na realidade, não existe comparação entre ambas, pois a diferença entre semijoia e bijuteria é “todo o conceito e formato de fabricação”.

As semijoias são banhadas de material nobre como a ródio branco que tem efeito muito similar a prata, ouro e as vezes até paladium, por isso, elas dificilmente causam alergias e problemas de pele. 

Além disso, tem uma durabilidade muito superior. Nas peças da Ekim por exemplo, todas as peças acompanham uma garantia de 1 ano contra oxidação e perda da pedras.

Outra grande diferença entre semijoia e bijuteria é que no caso das semijoias as pedras usadas nas peças não são de plástico, são fabricadas em cristais ou zircônia conferindo um ajuste perfeito nos metais e um resultado mais nobre.

As semijoias são peças infinitamente mais sofisticadas e possuem um brilho exuberante, elas se assemelham muito as joias verdadeiras, porém com preço mais acessível. Em alguns casos, fica até difícil detectar a olho nu suas diferenças. 

 

Cuidado com bijuterias de péssima qualidade

Uma diferença entre semijoia e bijuteria que não pode ser deixada de mencionar é o risco de alergias em crianças e adultos que as peças fabricadas com metais sem qualidade podem causar. 

Isso pode acontecer especialmente em peças fabricadas na China que contém metais tóxicos a saúde, um deles é o cádmio. De acordo com os toxologistas, essa substância pode desencadear diversos tipos de alergias e até mesmo doenças mais graves como o câncer.

É fundamental prestar atenção nesse detalhe antes escolher os acessórios que vão adornar o seu corpo. Se certifique de que as peças eleitas não tenham substâncias tóxicas. Afinal, o barato pode sair muito caro.

E para encontrar semijoias de qualidade, você já sabe que a Ekim é o lugar certo! Conheça uma de nossas lojas físicas e venha brilhar conosco!

 

Gostou do conteúdo? Confira também: 5 motivos para investir em semijoias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *