É comum hoje em dia trazermos para nossas produções certas crenças e talismãs que, além de parecerem proporcionar felicidade, sucesso e fartura, ainda contribuem com a criação de um look lindo e cheio de atitude.
Dentre as infinitas formas de adotar uma atmosfera positiva para sua produção, está o uso de símbolos e imagens que transmitem paz e energias positivas. Você também pensa em atraí-las no seu dia a dia? Então a sugestão é investir em um Olho Grego!
Ele pode dar o ar da graça de diversas formas e de diferentes maneiras, pontuando no seu look efeito protetor, estilo e ajuda a absorver energias negativas.
Sucesso entre muitas fashionistas, o famoso amuleto com aspecto de olho traz consigo um ar de mistério que gera dúvidas em muita gente. Afinal de contas, algumas pessoas conhecem o significado do Olho Grego, mas nem todos sabem qual é a verdadeira história por trás do amuleto. Quer saber mais sobre o assunto e conferir dicas incríveis para usar este símbolo para brilhar ainda mais? Continue a leitura!
Um antigo conto turco explica o motivo pelo qual se acredita que vibrações negativas são emitidas, principalmente, pelo olhar. Na lenda, existia uma grande pedra que nenhum homem era capaz de mover, nem mesmo cem homens juntos o fizeram. Decidiram então, chamar na cidade um rapaz conhecido pelo seu mau-olhado.
Ao ver a rocha, ele exclamou: “Meu Deus, que pedra grande!” e, após um forte estrondo, ela se rachou ao meio. Desde então, acredita-se também no poder das pedras em absorver as más vibrações. Mas esta é apenas uma lenda.
A presença do Olho Grego, Olho do Mal ou Olho Turco é tão frequente que já foi estudada por muitos pensadores ao longo da história. Então a peça se tornou um símbolo relevante e não apenas supersticioso.
O mau-olhado também é reconhecido por Maomé, profeta do Islamismo, e citado em textos clássicos do judaísmo, como o Antigo Testamento. Não é à toa que talismãs e amuletos que protegem contra esse mal tenham se popularizado tanto com o passar dos anos e continuam sendo comercializados, usados e propagados na era contemporânea.
Muito mais do que um souvenir de viagem, o Olho Grego foi incorporado em diferentes momentos da história das sociedades, incluindo semanas de moda de cidades ocidentais.
A primeira evidência do Olho Grego foi encontrada em uma escavação arqueológica na atual Síria, região que antes era conhecida como Mesopotâmia, e é datada de 3.300 a.C. Em outra busca, desta vez no Egito, constatou-se que por volta de 1.500 a.C. O talismã seria capaz de repelir a energia negativa, acredita-se ainda que a tradição do Olho Grego esteja presente em diferentes continentes, países e culturas por causa de sua difusão no passado.
Alexandre, o Grande, foi responsável por sua abrangência até o leste da Índia. Anos mais tarde, o talismã foi do norte ao sul graças ao Império Romano, e se manteve durante a Idade Média por países célticos e Inglaterra. Nos dias de hoje, é presente principalmente na cultura de países do Oriente Médio, África Ocidental, América Central e em diferentes partes da Europa, principalmente no Mediterrâneo.
Em uma única palavra, o significado do Olho Grego simboliza: proteção. Ele afasta a negatividade e tudo aquilo que é considerado mau ou prejudicial. A crença de que sentimentos ruins são transmitidos pelo olhar, foi passada de geração para geração, em diferentes países.
Assim como no conto turco sobre a pedra gigante, essa concepção é tão presente na cultura de alguns locais que algumas mães turcas, por exemplo, colocam um Olho Grego entre as roupas de seus filhos a fim de resguardá-los contra maus-olhados vindos até mesmo de elogios.
Isso mesmo. O mau-olhado pode se manifestar de diferentes formas: por um olhar, por palavras, por rezas e comprimentos, mesmo que sejam bem-intencionados.
O filósofo grego Plutarco o definiu como manifestação de raios mortais que brotam das entranhas do corpo. E é tão poderoso que, se um Olho Grego se quebrar, deve ser colocado em água corrente – limpar as energias – e trocado, já que foi danificado por fortes vibrações negativas e não poderá detê-las em uma segunda ocasião.
Com as pesquisas feitas sobre os egípcios, apontam que os talismãs foram enterrados com os faraós para proteção pós morte. A população utilizava uma mistura de argila acetinada rica em óxidos de cobre e cobalto que, ao ser aquecida, assumia a cor azulada. Essa tonalidade pode ser explicada de duas formas: primeiro, os antigos acreditavam que um mau-olhado teria essa cor, e por isso, o talismã azul seria capaz de repelir a energia negativa. Segundo, é a cor do céu e representa a espiritualidade e a paz.
Após isso, acredita-se que os primeiros turcos passaram a reproduzir o modelo azulado. Eles tinham grande admiração pela cor, especialmente pela sua relação com a divindade, com a expansão do império, a peça passou a ser comercializada e se popularizou rapidamente.
O Olho Grego até poderia ser considerado um acessório religioso. Entretanto, esse símbolo também foi incorporado no mundo da moda, assim como os crucifixos e as medalhas. Por isso, é possível hoje usar este amuleto de diferentes formas na sua produção através dos acessórios!
As semijoias de Olho Grego passaram a fazer parte das composições de modo sútil e também statement. Algumas pessoas optam por peças que trazem a estampa do Olho Grego bem vivas e presentes. Outras preferem a discrição e elegância das semijoias com uma única cor. Não importa de qual forma, o Olho Grego está presente, ele sempre faz diferença nas composições.
Agora que você sabe qual é o significado do Olho Grego e sua história, que tal conferir algumas dicas de como incluir esse amuleto aos seus looks? Além de trazer proteção, também agrega mais muito mais charme e brilho!
Esse acessório pode ser encontrado em colares, brincos, argolas, pulseiras, anéis, enfim! As possibilidades são muitas!
E engana-se quem acredita que esse item só combina com as fashionistas que possuem um estilo mais boho. Na verdade, dá para usá-lo tranquilamente com combinações românticas, glamourosas, clássicas e até formais e agora vamos te mostrar como! Preparada?
Os looks All White (todo branco) se tornaram uma febre entre as fashionistas, por conta do visual mais leve e sofisticado que agrega a produção. E se você quer dar um toque diferenciado nesse tipo de composição, que tal usar um colar de Olho Grego como peça principal?
O tom azul do acessório vai se destacar de forma equilibrada, combinando perfeitamente com as demais peças claras do look.
Para muitas fashionistas o Olho Grego pode parecer um acessório casual demais para estar presente em looks mais formais de trabalho, o que é um grande engano. Tudo é uma questão de você saber escolher o modelo certo!
Nesse caso, a dica é usar o Olho Grego em acessórios com design mais minimalista e delicado. Vale também investir nas pulseiras com zircônia, para dar um toque de brilho na medida certa. Isso tudo, claro, levando em conta o dress code do seu ambiente de trabalho.
Se na sua empresa o quesito vestuário é mais flexível, vale a pena sim, investir em opções mais ousadas e coloridas.
Os mix de colares e chokers se tornaram verdadeiros queridinhos no universo da moda. Essa combinação de vários acessórios do mesmo tipo, mas com diferentes designs, consegue trazer mais dinamismo para a composição.
Esse tipo de combinação é super divertida e ideal para quem deseja dar um toque de casualidade para os looks, mas sem deixar o charme de lado. E o bacana, é que existem diversas opções de combinações que podem ser testadas e usadas. Desde acessórios da mesma cor e apenas um colorido, até todas as peças esbanjando muita cor e brilho.
O pulseirismo ganhou muita força durante a época onde o estilo hippie era uma forte tendência. Contudo, desde a China antiga, mais ou menos em 2.000 a.C, essa era uma prática já amplamente utilizada e hoje é febre entre as fashionistas de plantão com certeza!
O uso de várias pulseiras em um mesmo look abre margem para diferentes combinações. Você pode incrementar os looks do dia a dia, mas também composições mais formais e até para festas. No caso do Olho Grego, ele combina perfeitamente com todos os estilos de pulseira. Desde as mais minimalistas que são compostas apenas pela corrente, sem pingentes, até as ultra mega ousadas, com vários acessórios e cores vibrantes.
Esse é o tipo de tendência ideal para todos os estilos. Se você gosta de um visual mais clássico, por exemplo, pode usar uma única pulseira com o pingente de Olho Grego e as demais serem braceletes ou pulseiras mais clean. Que tal?
Os brincos em argola são o tipo de acessório que as fashionistas glamorosas simplesmente amam. E agregar o Olho Grego nesse tipo de acessório é uma ideia super descolada. O Brinco em argola com amuletos se destaca pela diversidade de tamanhos, desde as mini até as maxi e são acessórios que toda mulher ama!
E o bacana, é que ele traz toda a atenção para o rosto e colo. Inclusive, é uma excelente alternativa para festas, looks de balada e até mesmo, looks mais formais.
Se o Olho Grego vai bem com os looks all white, ele também fica perfeito com os looks all black. De modo geral, as combinações inteiramente na cor preta são mais comuns na temporada outono e inverno. Afinal de contas, há uma tradição em usar cores escuras nestas épocas do ano.
Além disso, esse tipo de look também é amplamente usado em eventos formais, pois são garantia de elegância. O preto é elegante por si só. Mas, que tal dar um toque diferenciado para a sua composição?
O Olho Turco no look all black ganha ainda mais destaque. Afinal de contas, ele terá um fundo totalmente neutro, o que irá avivar ainda mais as cores e o formato. O ideal é usar esse tipo de elemento em colares, pulseiras ou até mesmo brincos, dependendo do nível de ousadia que você deseja. Assim, você pode ter várias opções!
Seu foco principal é a proteção em conjunto com o charme? Então a dica é usar o Olho Grego com outros amuletos. Medalha de São Bento, Mão Hamsa, pimenta, cristais, potinho com sal grosso, acredite…
Existe uma grande gama de itens de proteção que você pode combinar para criar um visual descolado e ao mesmo tempo, te blinde das energias negativas e do mal olhado.
Claro que o ideal não é sair atirando para todos os lados, até mesmo por uma questão de estética. Dois ou três amuletos por acessório já é o suficiente. A combinação Olho Grego e Búzios, por exemplo, é harmônica e garante proteção.
Se você gostou do significado do Olho Grego e quer incluir esse acessório nos seus looks, aproveite para dar uma conferida no que a Ekim Semijoias tem a oferecer Seja no dia a dia ou em eventos especiais, é sem sombra de dúvidas um acessório que toda fashionista deveria ter em seu guarda-roupa.
Gostou de saber mais sobre o Olho Turco e como usar esse acessório nos mais diferentes looks? Então, não deixe de conferir todas as opções de acessórios com este amuleto da Ekim Semijoias, visite uma de nossas lojas físicas ou fale com uma de nossas revendedoras autorizadas.
Confira também: Saiba quais são os brincos mais indicados para seu tipo de rosto!