Curiosidade: O que é a pérola barroca?

A pérola barroca não possui o formato esférico considerado perfeito pelos joalheiros. Portanto, sua gema é mais irregular, todavia, isso não significa que ela não seja valiosa, pois através dessa característica diferenciada é possível usar a criatividade e fazer peças de semijoias bem originais.

É sabido que as pérolas são conhecidas como o “luxo dos mares”, elas são encontradas dentro das conchas sobretudo no oceano índico e pacífico e são consideradas pedras preciosas apreciadas por mulheres do mundo inteiro.

Entenda mais sobre a formação e cultivo da pérola barroca!

 

Como as pérolas se formam?

Para que essas peças valiosas se formem, o molusco precisa produzir o nácar. Isso ocorre quando algum tipo de irritação é causada dentro da concha, pois ao se defender do invasor, o molusco ataca com o nácar que é composto de  material de calcário ( 90%), aragonita, material orgânico (6%) e água (4%).

A junção de todas essas substâncias formam a pérola, pois o nácar tem aparência brilhante, branca, irisada e rica em calcário.

Quando o molusco dispara o nácar contra o suposto invasor, as camadas da substância cristaliza rapidamente formando uma bola bem rígida, pois o objetivo é se isolar o perigo completamente.

No entanto, existem duas formas de formação da pérola barroca e outros tipos, são elas:

•Pérolas Naturais

São formadas dentro das conchas (ostras) e não existe nenhum interferência do homem, portanto, são peças bem difíceis de serem encontradas, pois estão extintas e conferem muito trabalho para serem buscadas.

A história relata que a maioria das pérolas verdadeiras foram encontradas no Golfo Pérsico.

•Pérolas Cultivadas

A maioria das pérolas barrocas e de outros tipos do mundo são “fabricadas” em fazendas. Os moluscos são criados até ficarem na idade correta para aceitar o nácar.

Esse procedimento de produção é bem delicado e exige muitos cuidados específicos por parte dos criadores, pois nem todas as ostras desenvolvem pérolas.

 

Formato da pérola barroca

Existe um grande erro em achar que as pérolas verdadeiras são perfeitamente ” redondas”. É mais fácil encontrar uma pérola falsa com esse formato do que uma original.

As pérolas são um produto fornecido pela natureza, por isso, a esfera delas pode ser um pouco oval e com pequenos defeitos e não completamente redondas, isso em quase todos os tipos de pérolas.

Com relação a pérola barroca, ela possui irregularidades bem visíveis,  chegam a ser sem forma geométrica definida. Isso acontece, porque na hora do cultivo as coisas não saíram como o planejado, mas não deixam de ser originais e valiosas.

Obviamente que existem pérolas verdadeiras redondas, entretanto, essas são raras e muito caras.

Accordes Ekim – Coleção Pérolas Barrocas e Madrepérolas

Inspirada nestas peças lindas, exóticas e cheias de estilo que a nova coleção da Ekim Pérolas Barrocas e Madrepérolas nasce.

Nesta coleção combinamos materiais clássicos à referências modernas. Com formas inusitadas, essa coleção traz modernidade para as semijoias clássicas, e que nunca saem de moda. Feita especialmente para mulheres clássicas, que gostam de estar atualizadas com as principais tendências do mercado joalheiros e acessórios exclusivos, com toque de sofisticação e autenticidade.

Todas as peças destas tendências citada acima já estão disponíveis para compra. Todos os nossos canais de atendimento online estarão atendendo nossos clientes, com foco principalmente via Whatsapp.

Portanto, você pode comprar semijoias sem sair de casa com toda a segurança que a marca EKIM proporciona! Aqui você tem acesso aos nossos contatos de whatsapp de nossas lojas físicas. Fale também com nossas revendedoras e não deixe de adquirir nossas peças exclusivas!

Gostou do conteúdo? Confira também: Nova Coleção Accordes – Ekim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *