Entenda quais são os tipos de banho das semijoias

Você já conhece os tipos de banho das semijoias? Caso sua resposta for “Não”, então, acompanhe esse artigo que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e porquê investir nessas peças é muito vantajoso.

A verdade é que muitas pessoas se perguntam quais são as diferenças entre uma bijuteria ou semijoia. Se pudéssemos resumir o termo em poucas palavras seria “o tipo de banho”.

Por isso, é fundamental que você entenda mais sobre esse assunto!

Quais são os tipos de banho das semijoias?

Muitas mulheres ainda não sabem a diferença entre bijuterias, semijoias e joias. Mas, de modo simples segue uma rápida explicação:

  • Bijuterias – São feitas de ligas metais que imitam ouro e prata, porém a maioria não recebe nenhuma camada de metais nobres.
  • Semijoias – São muito superiores as bijuterias, pois são confeccionadas com camadas de metais nobres como o ouro, prata e palladium. Algumas inclusive recebem pedras fundidas manualmente.
  • Joia–  São peças compostas com puros metais nobres.

As semijoias são a forma mais econômica de usar acessórios de qualidade, pois elas se parecem muito com as joias verdadeiras devido ao banho de metais nobres que recebem.

Todo o procedimento é feito no seguinte passo a passo:

1º Design diferenciado

Uma semijoia nunca se parece com uma bijuteria, pois ela tem traços delicados e refinados.  Na sua confecção é usado o latão que se une a metais nobres como: Ouro, ródio e prata.

2º Banho, polimento, brilho e acabamento 

Antes de tudo, a peça recebe um banho de cobre alcalino que vai garantir o brilho extra.

Posteriormente, chega a vez do banho de cobre ácido que confere mais acabamento nas peças, inclusive, é responsável pelo encaixe delas ao corpo.

3º Banho de durabilidade e qualidade 

Esse é um dos tipos de banho das semijoias que fazem elas durarem mais. Não é por acaso que isso acontece, depois que elas recebem o banho de cobre ácido, elas passam pelo processo de recebimento do banho de ouro, etapa fundamental para proteger a peça da oxidação.

Mas o trabalho não termina aqui, ainda vai ter uma etapa seguinte, que é a folheação do metal nobre de um quilate mais baixo, dessa forma, a qualidade da cor é superior e o acabamento fica semelhante a uma jóia pura.

4º Banho de proteção da semijoia

Nessa etapa, as peças recebem uma camada de ouro 18k, esse procedimento serve para manter a cor e a proteção contra a oxidação por mais tempo.

Para finalizar, uma camada transparente é aplicada na peça como se fosse um escudo protetor.

Obviamente que todos esses tipos de banho das semijoias são feitos somente em peças de qualidade. Por isso, é fundamental adquirir produtos de um fornecedor sério e que valoriza cada etapa da produção para garantir que seus clientes adquiram peças duráveis e com ótimo acabamento, como é o caso da Ekim.

Qual é a diferença entre banhado a ouro e folheado a ouro?

A folheação de semijoias é um processo onde as peças recebem uma fina camada de ouro ou de prata através de uma forte compressão.

No geral, esse procedimento só pode ser feito em peças mais planas, por isso, é um método que está caindo em desuso pela indústria joalheira.

A novidade são os tipos de banho das semijoias, isso porque as peças banhadas a ouro ficam com acabamento melhor.

O banhado a ouro como o nome já diz, é onde as semijoias são banhadas no metal nobre, nessa etapa, podem ser feitas inúmeras peças ao mesmo tempo e o resultado é mais uniforme, inclusive em joias com formatos diferentes.

O mergulho das peças no metal base em uma solução de sais e ouro  garante  uniformidade no resultado. Bem diferente no sistema de folhagem, onde não são todas as peças que podem passar pelo processo.

No método de banhar podem ser usado o ouro, prata, cromo, níquel e cobre. O tempo de imersão vai depender do tipo de metal usado, assim como a espessura do mesmo.

Nesse contexto, pode-se dizer que as semijoias banhadas a ouro são superiores às folheadas. É certo que nesse procedimento podemos esperar melhor nivelamento das peças e também brilho e durabilidade.

Gostou do conteúdo? Confira também: Qual a diferença entre semijoia e bijuteria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *