Muitas mulheres se perguntam se a semijoia pode molhar, a resposta é “não”
A água e umidade não são amigas da semijoia. Apesar deste artigo ser mais resistente do que uma bijuteria, é imprescindível entender que a sua durabilidade será ainda maior se alguns cuidados forem tomados.
As semijoias tem uma aparência semelhante às joias, no entanto, elas não são confeccionadas com metal nobre maciço. Para proporcionar o brilho, as peças recebem o banho e com relação a espessura dos metais nobres, é variável conforme o fabricante.
Os pré-banhos melhoram o acabamento e proporcionam melhor aderência do banho de ouro na finalização das peças. Esse processo também tem a capacidade de tornar a semijoia antialérgica.
Portanto, pode-se dizer que a confecção de uma semijoia não se trata de um processo simples. Além da espessura e pré-banhos, o próprio banho final tem grande participação na cor, brilho e resistência das peças.
Depois de finalizada, as peças seguem para o mercado, onde as consumidoras também têm seu papel fundamental para a conservação das semijoias.
O suor estraga as semijoias, pois através dele são eliminados o ácido úrico que acelera a oxidação das peças.
Caso o ácido úrico seja alto, até mesmo a camada de metal nobre é danificada, por isso, usar suas semijoias para praticar atividades físicas não é uma boa ideia.
Infelizmente, pelo hábito, muitas mulheres não tiram os acessórios para ir a academia, fazer caminhada ou qualquer outra atividade e por conta disso, a durabilidade das peças passa a ser bem menor.
A semijoia pode molhar nas mais diversas tarefas domésticas, como lavar louça, faxina, preparo dos alimentos e outras situações domésticas. Portanto, a melhor forma de poupá-las é tirando as peças na hora de realizar essas atividades.
Os produtos de limpeza possuem abrasivos que removem muitas sujidades, isso certamente vai impactar no banho das peças.
O sal do mar, o cloro da água da piscina e do chuveiro deterioram as peças, portanto se a pergunta é se a semijoia pode molhar em alguma dessas 3 situações, acredite, não é aconselhável, a menos se você não se importe que os acessórios percam sua beleza e brilho.
Na piscina e no mar, os danos nas peças são bem rápidos. Portanto, antes do
mergulho, tire suas semijoias.
Esses artigos de beleza são produzidos com água, álcool e outros elementos químicos ácidos e alcalinos capazes de causar oxidação nas semijoias.
Diante disso, é importante passar os cremes, desodorantes e perfumes sempre antes de colocar as peças. Espere a pele absorver os produtos e posteriormente, pode colocar as semijoias.
Caso haja esquecimento na hora de aplicar, sobretudo o perfume, remova a umidade das peças rapidamente antes da ação dos produtos.
A forma como você usa e guarda as semijoias vão definir o quanto elas irão durar, pois o contato constante das mesmas com outros metais, louças e superfícies ásperas certamente desgastam a camada de ouro ou da prata.
Isso acontece especialmente com o ouro, pois esse metal é mole e fica arranhado com mais facilidade.
Cuidado ao usar muitas peças juntas, as semijoias podem riscar. O correto é usar elas em separado ou com opções leves cujo atrito seja o menor possível.
No inverno, alguns lugares têm umidade relativa do ar bem alta, isso também acontece em regiões litorâneas onde a maresia corrói as peças. Uma forma de evitar isso é armazenando muito bem as semijoias.
Compre saquinhos específicos para elas, guarde no meio das roupas e deixe-as longe de lugares excessivamente úmidos.
Fazendo isso, é garantido que suas semijoias ficarão bonitas e brilhantes por muito mais tempo.
Entre em contato agora mesmo com uma de nossas consultoras e tenha a seu dispor as mais belas semijoias!
Confira também: Como surpreender sua mãe no dia 09 de maio