Os anéis e seus muitos significados

significado dos anéis

A escolha do anel e o dedo em que ele é usado pode revelar muito sobre a personalidade da pessoa. O anel é um dos adereços mais populares entre as pessoas que apreciam o uso de acessórios, além de serem tendência no mundo da moda.

No entanto, muito mais do que enfeitar os dedos, existe a crença de que a escolha do tipo de anel e o dedo em que ele é usado tem um significado mais específico e pode revelar muito sobre a personalidade da pessoa que o usa.

Por isso, vamos explicar o significado de usar anéis em cada um dos dedos, a partir de três pontos de vistas diferentes: segundo a história, de acordo com os chacras e segundo a quiromancia. Há relatos que indicam que usar anéis no polegar possibilita acesso “poderes mágicos”.

Na linguagem corporal os próprios dedos já possuem algumas representações simbólicas que muito querem dizer sobre nós.

Seguindo registros e tradições passadas de geração à geração, temos conhecimento do significado dos anéis em cada dedo. Alguns desses significados possuem grande relevância até hoje. 

Um exemplo é a aliança de casamento e noivado, que desde os romanos até os dias de hoje são usadas no mesmo dedo. Então, conheça os significados dos anéis em cada dedo das mãos:

Anel no polegar

Na linguagem corporal, na qual os próprios dedos já possuem algumas representações simbólicas que dizem muito sobre a pessoa, o anel no polegar significa força de vontade, herança e ancestralidade. Também é muito associado ao ego e à personalidade impulsiva e prática.

Usar anel nesse dedo potencializa essas características e reforça o caráter de confiança e independência da pessoa, demonstrando poder de decisão e de ter as rédeas de sua própria vida, sem preocupação com a opinião dos outros. O anel no polegar ajuda a promover mudanças de rumo na vida.

Como o polegar está relacionado ao chacra coronário, usar o anel nesse dedo significa admiração pelo poder espiritualista e vontade de viver com liberdade.

Segundo a quiromancia, prática espiritual da leitura das mãos, o anel no polegar demonstra egocentrismo, relação com seu interior, além de indicar desejo de mudanças na vida.

Anel no indicador

Simboliza autoestima, autoridade e liderança. Isso explica porque reis possuíam o hábito de usar anéis chamativos no dedo indicador. Também assinala a capacidade de se tomar a frente nas situações do dia a dia e o poder de decisão. No entanto, pode apenas demonstrar o desejo que a pessoa tem em adquirir mais autoestima, procurando chamar a atenção.

Em algumas culturas, o anel no indicador direito representa também compromisso amoroso. Como, por exemplo, os judeus que usam nesse dedo a aliança de casamento.

De acordo com as representações dos chacras, o indicador está associado ao chacra laríngeo e o uso do anel neste dedo é uma forma de reafirmar o poder. Assim como na quiromancia, que indica liderança e protagonismo.

O anel no dedo indicador assinala a capacidade de se tomar a frente nas situações do dia a dia e o poder de decisão. 

Anel no dedo médio

O dedo médio representa responsabilidades, metas e restrições. Por estar posicionado no meio da mão, é interpretado como símbolo de equilíbrio e individualidade. O uso do anel no dedo médio também pode ser indício de desejo de estabilidade na vida e, talvez, insegurança e medo de assumir comprometimentos.

De acordo com os chacras, usar anel nesse dedo pode significar cansaço, falta de energia e que a pessoa é mais receptora que doadora. Segundo a quiromancia, simboliza sabedoria, busca de segurança e também materialismo.

Anel no anelar

Usar o anel no dedo anelar reflete uma personalidade bondosa, familiar e defensora do amor. Talvez esse seja o motivo de ser o dedo escolhido para o uso de anéis que representam algum tipo de relacionamento amoroso, como noivado e casamento.

Os gregos consolidaram essa prática, ao acreditarem que no anelar da mão existe uma veia diretamente conectada ao coração — a “vena moris”, passando a usar um anel de ferro imantado nesse dedo, para que os corações dos amantes ficassem para sempre atraídos um pelo outro.

Além da referência ao casamento, o anelar é considerado um canal de afeto e positividade. Desta forma, o anel nesse dedo da mão direita simboliza o desejo inconsciente de viver com mais leveza e otimismo.

Além da referência ao casamento, o anelar é considerado um canal de afeto e positividade.

Anel no mindinho

O mindinho representa a nossa atitude para com os outros. Nos séculos XIX e XX, era frequente pessoas que já tinham sido casadas anteriormente usarem o anel no dedo mindinho. E quando usado na mão direita, significa graduação em alguma área do conhecimento, por isso, algumas pessoas usam nesse dedo o anel de formatura.

De acordo com as representações dos chacras, simboliza que a sexualidade pode ter um papel importante na vida e, para a quiromancia, significa forte comunicação, desejo de partilhar a fala e o modo como se relaciona com o outro.

É também o dedo que rege os relacionamentos, desta forma, acredita-se que usar um anel no mindinho pode ajudar na vida conjugal e a estabelecer sólidas relações comerciais.

Anel de falange

Uma tendência em alta é o uso de anéis na ponta dos dedos. Na anatomia, falange é cada um dos ossos que formam os dedos das mãos e dos pés. Retratos e pinturas do século XV mostram que homens e mulheres  usavam esse acessório, principalmente para demonstrar sua classe social. Era uma joia exclusiva da aristocracia.

No entanto, a tendência surgiu em 2013,  quando a marca Chanel trocou, na passarela, o uso dos esmaltes por diversos anéis, e esse sucesso, de lá para cá, nunca mais saiu de circulação.

A ideia do anel de falange é dar um destaque maior para as mãos, no resultado final do look e geralmente enfeitam os dedos centrais (indicador, médio e anelar). Como destaca a região das unhas, o acessório acaba complementando nail arts e manicures impecáveis!

Independentemente de suas simbologias, os anéis jamais saem da moda e conferem uma sensação de confiança e bem-estar para quem os usa. E se é verdade que eles podem trazer coisas boas, o melhor mesmo é usar vários.

A Ekim Semijoias disponibiliza uma grande variedade de peças de diferentes estilos e tamanhos de anéis. Visite uma de nossas lojas físicas ou conheça uma de nossas revendedoras autorizadas para conferir todas as nossas opções e depois, deixe sua criatividade falar mais alto!

Confira também: Como o ácido úrico pode prejudicar as suas semijoias

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *