Como manter o brilho das semijoias?

colar

Você sabia que as semijoias podem durar muitos anos quando bem cuidadas?

 A beleza das semijoias é admirada por muitas mulheres, ademais, elas tem uma durabilidade maior do que acessórios de bijuterias. A vantagem dessas peças, é que elas se assemelham esteticamente com jóias e tem um preço mais econômico para que todas as mulheres possam fazer combinações luxuosas.

Mas, o fato é que as semijoias podem perder o brilho, caso os cuidados com a peça não sejam realizados.

Por isso, nós separamos algumas dicas importantes, acompanhe:

3 dicas para manter o brilho das semijoias

Primeiramente, tome muito cuidado com ideias milagrosas vistas pela internet para limpar as semijoias. Existem receitinhas caseiras que não funcionam e ainda podem danificar as peças.

As semijoias perdem o brilho devido ao uso, muitas vezes indevido. A utilização de produtos cosméticos, excesso de água e a falta de higienização nas peças causam uma aparência opaca.

Antes de mais nada, é importante não usar semijoias para lavar louças, banho de mar, piscina e o próprio banho.

Cuidado também com a utilização de hidratantes e perfumes, afinal, eles contêm elementos químicos que podem oxidar as semijoias.

A ação do tempo também pode deixar as semijoias opacas, por isso, uma excelente forma de manter o brilho das semijoias é realizar os seguintes procedimentos:

1- Lave as peças com água morna

Coloque as semijoias de molho por 10 minutos na água morna com sabão de coco. Depois desse período, utilize uma escova de dente para esfregar um pouco.

Posteriormente, remova todo o sabão e seque muito com uma flanela e secador de cabelo.

Não deixe as peças molhadas para não oxidar.

Repita esse processo a cada 3 meses, se as peças são utilizadas com muita frequência, faça isso uma vez por mês.

2- Guarde as semijoias em um local seguro

O lugar onde você costuma deixar o seu anel, corrente, pulseiras e brincos pode impactar na sua conservação.

Por isso, uma das lições para manter o brilho das semijoias é embrulhá-las em saquinhos ou paninhos e guardar em um ambiente livre de umidade. Pode ser em meio de roupas na gaveta, especialmente se você mora na praia.

Essa ação permite a criação de uma camada de proteção para que elas não percam o brilho e também evita que elas se prendam a outras peças e corram o risco de se romper.

3- Evite ao máximo sujar as peças

Hidratantes, protetor solar, perfumes e outros cosméticos devem ser absorvidos pela pele antes de colocar as semijoias. 

Esses produtos têm substâncias químicas que sujam e escurecem as peças.

É fundamental ter todo o cuidado, pois quanto mais sujas as peças ficam, mais lavagens elas necessitam e com isso, as chances de oxidação são maiores.

O ideal é que todos os dias ao retirar as peças, se use uma flanela para remover o suor e as sujidades. Dessa forma, não haverá acúmulo de partículas.

Diferença entre sujeira e oxidação nas semijoias

As sujidades são fáceis de remover, é natural que elas se acumulem nas peças durante o seu uso. Podem ser oleosidade, poeira, restos de pele morta, suor e cosméticos.

No geral, as semijoias ficam opacas com excesso de sujeiras, por isso, é ideal evitar que isso aconteça. Contudo, uma boa limpeza renova as peças.

O mesmo não ocorre quando as semijoias oxidam. Nesse caso, elas ficam esverdeadas quando as peças são douradas e escuras, quando são prateadas acontece independente da nossa vontade, pois se trata de um metal não nobre.

Obviamente que os cuidados são importantes, mas pode chegar um tempo em que isso vai acontecer naturalmente. Portanto, é importante fazer o que está ao seu alcance para postergar a oxidação.

A verdade é que semijoias de qualidade podem durar anos, quando os cuidados acima são tomados.

Em alguns casos, a limpeza pode melhorar o aspecto também das peças oxidadas.

Se você busca por semijoias de qualidade, conheça a EKIM, as peças são confeccionadas com metais de ótima procedência e qualidade. Entre em contato e confira!

Confira também: Colares ponto de luz: 5 modelos de arrasar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *